XADREZ PARA INICIANTES

O JOGO DE XADREZ

O xadrez é um jogo de tabuleiro composto de 32 peças sendo 16 para cada jogador dispostas da seguinte maneira:
08 Peões ; 02 Torres; 02 Cavalos ; 02 Bispos ; 01 Rainha ; 01 Rei  


O tabuleiro é formado por 64 casas do mesmo tamanho, sendo 32 em cores claras e 32 escuras alternadamente.

As linhas horizontais são numeradas de 1 a 8 e denominadas Fileiras, As linhas Verticais são sinalizadas de A até H e denominadas Colunas:

FILEIRAS
COLUNAS














POSIÇÃO INICIAL

As peças iniciam o jogo de acordo com a figura abaixo sendo que as peças brancas ocupam a 1ª e 2ª fileiras enquanto as negras ocupam as filas 7ª e 8ª.  É importante prestar atenção na casa branca que deve ficar a direita de cada jogador.

As brancas sempre iniciam o jogo razão pela qual dizemos que a elas cabem a iniciativa do ataque.

MOVIMENTO DAS PEÇAS

Vamos aprender agora como cada peça se move iniciando pelo PEÃO:

PEÃO: O peão anda sempre para frente, sendo que no primeiro movimento de cada peão pode-se optar por andar 1 ou 2 casas. A partir daí somente 1 casa de cada vez sempre para frente.
casa inicial
Sempre em frente!








Captura: O peão embora ande para frente efetua a captura da peça inimiga na diagonal à frente:
Obs:No xadrez a captura se dá com a peça tomando o lugar da peça do adversário

TORRE : A torre move-se na horizontal e na vertical quantas casas quiser desde que o caminho esteja livre. Para capturar é necessário que a peça adversária esteja na sua trajetória.
CAVALO: O cavalo move-se em "L" ou seja 2 casas para frente ou para trás e 1 casa para direita ou esquerda, ou ainda 1 casa para direita ou esquerda e 2 casas para frente ou para trás. O movimento em "L" se configura com 1 perna menor de 1 casa e outra maior com 2 casas EX: 1 casa a frente + 2 casa para o lado. 
  É a única peça que pode saltar uma peça adversária para completar seu movimento.
Cavalo com captura de peão na casa B4
Dica de Movimento: O cavalo estando em uma casa preta irá deslocar-se sempre para uma casa branca e estando em casa branca somente poderá cair em uma casa preta.

 BISPO:  O bispo move-se em diagonal quantas casa quiser desde que o caminho esteja livre. Pode capturar a peça adversária que estiver em sua trajetória. Cada jogador possui dois bispos sendo um para casa clara e outro para casa escura.

RAINHA:  É a peça de maior poder de ataque do xadrez. Pode mover-se como todas as outras peças com exceção do cavalo. 

REI: Anda uma casa de cada vez em qualquer direção. É a peça que deve ser protegida a qualquer preço. Não pode ser capturada porém quando ficar em uma posição sob ataque que não possua como sair dizemos que levou o "cheque-mate" e a partida acabou. Quando está sob ataque e possui saída dizemos que o rei está em "cheque". Nessa ocasião o jogador que estiver em cheque é obrigado a tirar o rei de cheque seja movendo-o, colocando uma peça sua entre seu rei e a peça inimiga ou ainda capturando a peça adversária.


Rei saindo do cheque com bispo
Defesa de cheque ao rei preto com bispo







                                                    MOVIMENTOS ESPECIAIS

ROQUE:  O roque é um movimento utilizado com a finalidade de proteger o Rei. Para que seja realizado é necessário que se atenda algumas exigências:
1ª Não pode haver nenhuma peça entre o Rei e a torre que se deseja rocar; (fig.01)
2ª Nem o Rei nem a torre escolhida para o roque podem ter sido movimentados;
3ª O trajeto por onde o Rei passa para o roque não poder estar sob ameaça adversária, situação em que entraria em cheque. (fig 03)
4ª No momento do Roque o Rei não pode estar em cheque.

Para realizar o roque o Rei anda 2 casas para o lado da torre e esta pula o Rei. O jogador tem que fazer o movimento com apenas uma das mãos iniciando pelo Rei. ( fig 1 e 2 )

fig 01
Fig 02
                                                       
fig 03

PROMOÇÃO DO PEÃO:  Quando o peão chega até a última casa de sua coluna, ( 8ª casa para as brancas e 1ª casa para as negras) dizemos que ele foi promovido ou "coroado". Nesse momento o jogador que coroar o peão pode escolher outra peça para substituí-lo podendo ser inclusive outra rainha mesmo que o jogador ainda tenha a sua. Nesse caso, outra rainha deve ser providenciada. Caso os jogadores não estejam em torneios e não tenham a outra rainha pode-se inverter uma torre colocando-a de cabeça pra baixo.
Importante: Primeiro o peão deve atingir a casa e só depois é retirado do tabuleiro pegando-se a outra peça escolhida.


                                        

"EN PASSANT": Quando o peão atingir a 5ª casa de sua coluna e o peão adversário tentar ultrapassar seu raio de ataque usando a regra do movimento de duas casas na sua casa inicial, o peão que está sendo ultrapassado pode valer-se do "en passant" para capturá-lo como se o adversário tivesse andado apenas uma casa. Vejam a ilustração:

O peão branco anda 2 casas
O peão preto pode capturá-lo
como se o peão branco
estivesse em seu raio de ataque
                                     
O CHEQUE: Quando qualquer peça estiver "ameaçando" o rei dizemos que ele entrou em cheque. Nesse momento o lance de quem estiver em cheque só poderá ser efetuado para tirá-lo de cheque. Para isso o jogador poderá mover o rei, colocar uma peça sua entre seu rei e a peça adversária ou ainda capturar a peça que está aplicando o cheque.

Cheque com Bispo
Movendo o rei
Colocando uma peça entre o rei e o atacante
                                     

Obs: no caso acima ainda poderíamos mover o peão do bispo da dama uma casa.ou ainda colocar o cavalo na frente da rainha ou do peão. 

movendo o peão
Defendendo com o cavalo



Nenhum comentário:

Postar um comentário